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Fontes de tráfego: entenda a definição e os diferentes tipos que existem

Publicado por Vinicius do Val em 10 de junho de 2020 | Atualizado em 10 de junho de 2020
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6 minutos para ler

Quando abrimos um negócio, sempre nos preocupamos com as maneiras de atrair o público e realizar vendas. Dentro do marketing digital, essa movimentação é gerada pelo tráfego de pessoas no site ou no e-commerce. Para entender como provocar isso, é importante que você entenda mais sobre as fontes de tráfego, sua definição e qual a mais adequada para seu negócio.

Neste post, vamos explicar melhor o assunto e mostrar a importância de contar com ajuda especializada. Se você quer aumentar o número de visitas e de vendas na página da sua empresa, leia até o final!

Qual a definição de fontes de tráfego?

A internet é um campo vasto de informações, e com tantas opções, é preciso criar algo relevante para chamar a atenção do público e convertê-lo em clientela, ou seja, fazer com que ele visite seu site e compre seus produtos.

Para ajudar nisso, existem as fontes de tráfego, que são canais que ajudam a atrair essas pessoas. O mais conhecido é o Google ― um buscador que, ao inserir o termo, traz sugestões de páginas de acordo com um sistema próprio de ranqueamento que considera diversos fatores.

Porém, não é tarefa fácil aparecer nos primeiros resultados dessa busca. A boa notícia é que existem outras fontes de tráfego que auxiliam você a alcançar os clientes e aumentar a relevância e o faturamento do negócio.

Quais são as principais fontes de tráfego?

Para que você entenda melhor e consiga diversificar a atração de clientes para a página, explicamos aqui as principais fontes de tráfego.

Orgânico

O tráfego orgânico está ligado ao inbound marketing, uma estratégia capaz de atrair visitantes por meio da qualidade do conteúdo produzido e disponibilizado no site da sua organização.

As estratégias de inbound marketing dependem do ranqueamento do Google e usam recursos como escolha exata de palavras-chave, configuração correta de imagens, entre outros pontos, além das configurações e tempo de carregamento do site.

Para que esse recurso funcione, é importante que a página apareça nas primeiras posições de busca, que são as clicadas pelo visitante. Esse tráfego é conhecido como orgânico porque não depende de anúncios pagos para alcançar o objetivo.

Pago

Os anúncios que você vê no Google e nas redes sociais compõem o tráfego pago, com a ajuda de ferramentas que permitem segmentar o anúncio e fazer com que ele chegue ao público-alvo do seu produto.

Embora exija investimento dos empresários, é uma estratégia que traz resultados rápidos, mas precisa ser muito bem planejada e executada para que funcione. A segmentação bem feita também é importante, afinal, você paga por visualizações ou cliques no anúncio. Se ele chega para pessoas que não estão alinhadas com o perfil de clientes que sua empresa trabalha, você acaba desperdiçando verba.

Social

As redes sociais são uma plataforma importante para expor sua empresa, apresentar os produtos e atrair pessoas que se identifiquem com a marca e tenham interesse no que sua organização oferece.

Por isso, vale a pena divulgar todo o conteúdo do blog da sua empresa nesses espaços, além de mostrar os serviços e produtos, depoimentos de clientes satisfeitos, bastidores etc.

Uma das grandes vantagens que o tráfego social traz é a chance de o conteúdo viralizar, ou seja, chamar muita atenção e provocar muitos compartilhamentos, fazendo com que aumente significativamente o número de visitantes no seu site.

Não se esqueça de trabalhar as redes de maneira cuidadosa e construir uma imagem positiva, para que a estratégia seja eficiente e agregue à marca.

Por referência

O tráfego por referência acontece quando outros sites indicam sua página como uma referência para consulta, deixando o link e passando credibilidade. Isso faz com que os interessados no assunto visitem a página ― se seu site estiver bem trabalhado e relevante, as pessoas passarão a segui-lo e, eventualmente, se transformarão em novos clientes.

Essa é uma das fontes de tráfego mais difíceis de conseguir. É preciso que sua página já tenha uma grande reputação para ser indicada naturalmente, ou é preciso pagar para conseguir isso.

Direto

Esse tipo de tráfego ocorre quando o usuário digita diretamente o endereço do seu site na URL, e é direcionado para a página. Isso ocorre quando ele já conhece a empresa, recebe uma indicação ou toma conhecimento por canais offline, como por propagandas em mídias tradicionais.

E-mail

Estratégias de e-mail marketing também costumam atrair público novo para sua empresa. Esse tipo de acesso não ajuda a construir autoridade para a página, mas costuma atrair um bom número de cliques, já que para receber essa comunicação o usuário informa voluntariamente seu e-mail de contato.

Ele demonstra um interesse inicial pelo produto ou conteúdo da sua empresa, e tende a demonstrar maior engajamento quando contatado.

Como entender as fontes de tráfego do meu site?

Ficou mais claro quais são as principais fontes de tráfego? Entender melhor cada uma faz com que você consiga escolher uma estratégia eficiente de atração e converta esse público em consumidores fiéis.

Para saber exatamente o que está funcionando e por qual canal os visitantes estão vindo, você pode usar os recursos do Google Analytics. Ao acessar a aba “Canais”, é possível ter uma visão clara da origem das visitas na página e, assim, entender quais fontes estão funcionando melhor, a fim de concentrar os recursos de maneira inteligente ou testando novas abordagens.

Ainda, o acesso ao Google Analytics é importante para compreender outros pontos do site, como o tempo de permanência, índice de vendas, quais páginas despertam mais atenção do visitante etc.

São muitas informações, não é mesmo? Saber apenas a teoria não é o suficiente, usar essas ferramentas com resultados requer experiência, para entender melhor o nicho de negócio e como atuar.

Por isso, vale a pena contar com a ajuda de uma agência digital especializada, que entenda a fundo quais são as principais fontes de tráfego, sua definição e como cada uma funciona. Essa parceria libera seu tempo para se concentrar em outros detalhes importantes do negócio e ajuda a trazer resultados mais rápidos.

Nós podemos auxiliar muito nesse processo! Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e cases de sucesso e atraia muito mais visitantes para seu negócio!

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