7 razões para investir na geração de leads na revenda de telefonia
Conquistar novos clientes para o negócio é tão importante quanto manter os antigos, já que isso ajuda a aumentar o faturamento e contribui para o crescimento da empresa. É aí que entra a chamada geração de leads e os benefícios que ela proporciona para as empresas.
Você já ouviu falar desse conceito? Neste post, vamos explicar o que significa, porque você deve investir nessa atividade, entre outras informações importantes para quem está planejando a geração de leads qualificados para o segmento de Telecom. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!
O que é um lead?
Lead pode ser definido como um consumidor em potencial, que demonstrou interesse em saber mais informações ou até mesmo adquirir os produtos ou serviços de uma empresa. Isso pode ser feito por meio de um contato telefônico ou preenchimento de um formulário no site, por exemplo.
Nesse contexto, a geração de leads nada mais é do que um conjunto de táticas, métodos e processos utilizados no marketing (principalmente no marketing digital) para atrair pessoas e, posteriormente, conseguir transformá-las em clientes.
Porém, vale ressaltar que uma estratégia efetiva busca gerar leads qualificados — ou seja, atrair apenas quem realmente tem o perfil de um cliente em potencial. Assim, evita-se o desgaste (e o desperdício) de investir em pessoas que não têm o menor interesse no que você oferece.
Quais são as vantagens de se investir na geração de leads na revenda de telefonia?
Existem diversos motivos pelos quais você deve investir na geração de leads na revenda de telefonia. Nos tópicos a seguir, explicaremos as 7 principais vantagens.
1. Ajuda a criar relacionamento com o público-alvo
Ao entender melhor quem é o seu público-alvo e começar a trabalhar com a geração de leads, fica mais fácil conduzir essas pessoas pelo funil de vendas até chegar ao estágio em que elas se tornam suas clientes.
Para isso, você não precisa manter o foco somente em vender, mas também em apresentar soluções que ajudem a sanar as dúvidas e as dores desses leads. Isso pode ser feito por meio da apresentação de cases de sucesso, posts no blog e em redes sociais ou qualquer outro meio que ajude a compartilhar informações relevantes.
Além disso, ao conhecer melhor o perfil desse público, torna-se possível adotar estratégias que otimizam a forma como o relacionamento é conduzido, isso inclui um meio mais adequado para se realizar o contato, os conteúdos que ele quer receber, entre outras preferências.
2. Permite ter uma lista de clientes selecionados
A geração de leads foca, principalmente, em pessoas que têm um perfil potencial para se tornar clientes depois. Isso significa que a ideia é atrair e qualificar um público que tem interesse pelos produtos ou serviços que você oferece.
Dessa forma, os vendedores passam a trabalhar com chances de sucesso maiores, visto que não precisam perder boa parte do tempo entrando em contato com pessoas que não trarão nenhum resultado pelos esforços.
3. Contribui para alcançar a persona ideal
Provavelmente você tem registrado no seu plano de negócios quem você deseja alcançar, certo? Nesse contexto, cria-se a sua persona: um personagem fictício que reflete o perfil dos compradores ideais para o seu negócio.
Nessa lógica, a geração e qualificação de leads ajuda a filtrar quem são os clientes em potencial do seu negócio (a persona ideal) e direcionar o foco para criar e manter o relacionamento com essas pessoas — evitando as que, de certa forma, não se encaixam nesse perfil e têm grandes chances de não comprarem na sua empresa.
4. Otimiza o processo de vendas
Em um processo tradicional de prospecção de clientes, os vendedores realizam contato com determinado número de pessoas, enquanto apenas uma parte delas segue pelo funil de vendas e realiza, de fato, uma compra.
Com o trabalho de geração de leads, não há a etapa de dedicar esforços em relações que não serão produtivas e a estratégia está focada em pessoas que tem o perfil de um cliente em potencial. Isso ajuda a reduzir o tempo total do ciclo de vendas e torna o processo ainda mais eficiente — com taxas de sucesso mais altas.
5. Ajuda a reter os bons vendedores
Ao otimizar o processo de vendas, oferece-se condições de trabalho melhores e um fluxo de trabalho mais acertado. Com isso, fica mais fácil reter os bons vendedores e conseguir resultados cada vez mais aprimorados para a empresa.
Quando um vendedor se sente reconhecido e com a percepção de valor do seu trabalho, se torna mais motivado e engajado com os objetivos que deve alcançar.
6. Contribui para a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica essencial para qualquer empresa, já que ajuda a criar uma estimativa dos resultados em vendas, com base no que se gasta para adquirir novos clientes.
Para encontrar esse valor, é preciso identificar todos os custos envolvidos na conversão (desde o marketing até a mão de obra) e dividi-lo pela quantidade de clientes novos obtidos no período.
Assim, sabe-se exatamente o valor que é necessário investir para conquistar e converter mais pessoas em consumidores e se tem uma ideia a respeito da necessidade de diminuí-lo — caso o montante seja muito alto e prejudique parte da lucratividade.
Uma das estratégias que ajuda a reduzir esse dispêndio é justamente a geração de leads. Como os vendedores procuram pessoas com maior potencial de realizar uma compra, os esforços para convencê-los de que seus produtos ou serviços são ideais são menores — se comparados ao de uma pessoa que sequer tem necessidade de adquiri-los, por exemplo.
7. Ajuda a aumentar a retenção de clientes
Outra função da geração de leads, que vai além de atrair um público maior para o negócio, é a de reter quem já é cliente da empresa. Assim, além do esforço inicial para realizar uma venda, também são adotadas estratégias para manter e se relacionar com essas pessoas.
Para isso, geralmente é feito um mapeamento a respeito de quem já entrou para a sua carteira, quais são os leads que estão mais próximos de realizar alguma compra e quais deles já estão há algum tempo inativo — demandando a retomada do contato para não perder o cliente, por exemplo.
Com esse cuidado, as chances de conquistar a satisfação se tornam maiores e, a partir daí, fica mais fácil torná-los fiéis à sua marca.
Por que contar com uma empresa especializada no assunto?
Ao contar com uma agência especializada em geração de leads qualificados, você deixa o trabalho nas mãos de quem tem know-how no assunto e pode potencializar os resultados, enquanto sua empresa pode manter o foco na atividade-fim — direcionando os esforços em questões mais estratégicas e gerando valor para o negócio. É uma relação de total ganha-ganha.
Vale lembrar que não basta só gerar, mas também é preciso trabalhar para nutrir esses leads. É por isso que os setores de vendas e marketing andam lado a lado para fazer o trabalho de qualificação, realizando anúncios de forma estratégica nas redes sociais e no Google Ads.
A geração de leads trata-se de manter o relacionamento com as pessoas certas (ou seja, as que têm maior potencial de comprarem na sua empresa). Porém, para que isso seja possível, é preciso saber previamente quais são as necessidades desse público e conseguir oferecer algo que supra essas carências.
Interessou-se pela atividade de geração de leads e quer saber como potencializar os resultados da sua empresa? Então, entre em contato conosco e descubra agora mesmo!