Redes de afiliados: o que você precisa saber sobre isso?
As redes de afiliados são cada vez mais conhecidas. Isso porque oferecem uma maneira de obter renda extra pela internet. Além de abrirem a chance de empresários e produtores digitais terem seu negócio divulgado sem custos.
Essas redes despertam o interesse das pessoas. E, apesar do vasto conteúdo disponível sobre o assunto, podem gerar algumas dúvidas para quem não entende bem o conceito e como isso pode ser interessante para as empresas.
Quer saber melhor como essa rede funciona? Então, continue a leitura!
O que é uma rede de afiliados?
A rede de afiliados é uma estratégia de marketing que conta com a ajuda de pessoas comuns para a divulgação do produto. Ela usa a internet como meio principal para que essa propaganda seja feita.
Para entender melhor o que é, vale a pena citar o conceito de infoprodutor ― pessoa que pensa, estrutura e elabora um produto digital, colocando-o à venda em plataformas feitas para isso ou até mesmo criando seu próprio site para hospedar a oferta.
Esse infoprodutor depende diretamente das vendas do seu produto para a obtenção de renda. Mas, nem sempre tem tempo, dinheiro ou conhecimento para fazer a divulgação sozinho.
O problema pode ser resolvido com a ajuda de vendedores online, que formam uma rede de afiliados. Esses vendedores se responsabilizam por toda a estratégia de marketing colocando até mesmo o próprio dinheiro para impulsionar essas campanhas. Em troca, ganham uma comissão determinada por você sobre cada venda que conseguem realizar.
Como a rede de afiliados atua?
A rede de afiliados ajuda a capilarizar o infoproduto na rede, disseminando a sua oferta sem que você precise pagar uma equipe de marketing apenas para fazer esse trabalho. Se os cálculos forem feitos corretamente, é uma oportunidade lucrativa tanto para você quanto para quem decide trabalhar com isso.
Afinal, atuar como afiliado não requer exclusividade. Isso significa que uma pessoa está livre para divulgar o seu infoproduto e de outras pessoas que ele acredite que possa trazer bons lucros.
Da mesma maneira, você precisa apenas se preocupar na relevância e qualidade do seu produto, sem esquentar a cabeça com estratégias e orçamento para a divulgação.
Quais são as partes envolvidas em um programa de afiliados?
A rede de afiliados é composta por duas partes: o produtor e os afiliados.
O produtor é quem formula todo o produto digital, define o valor desse produto, a comissão que será paga e o formato da comissão. Além disso, o atendimento ao cliente e a entrega estão sob sua responsabilidade.
Ele também define se qualquer pessoa poderá se afiliar para a venda (afiliação aberta) ou se esses representantes deverão passar pela sua aprovação (afiliação fechada).
Já o afiliado é quem faz a divulgação do produto, arcando com todo o trabalho e os gastos relacionados a esse marketing. Geralmente, ele usa a internet como meio de propagar ofertas, fazendo posts nas redes sociais (que podem ser comuns ou patrocinados), produzindo vídeos para o YouTube, preparando conteúdo e estruturando o site para que o cliente tenha acesso a mais informações sobre o item.
Quais são os modelos de remuneração?
Cada programa de afiliação possui a sua própria política de remuneração, que varia de acordo com a decisão do infoprodutor. Conheça melhor cada modelo para que você escolha o mais coerente.
Custo por ação (CPA)
Nessa modalidade, o afiliado recebe por cada ação efetivada pelo link que distribuiu, como uma venda, por exemplo. Mas, essa não é a única ação possível: a confirmação de um cadastro, o acesso a uma página específica ou a cessão de dados pessoais também são ações válidas. Tudo depende da intenção do infoprodutor e do que ele precisa alcançar.
Custo por venda (CPV)
O custo por venda pode ser encaixado dentro do custo por ação. Como o próprio nome sugere, o afiliado recebe por venda realizada através do seu link de divulgação.
Custo por clique (CPC)
Dentro desse modelo, o infoprodutor paga pelo acesso do usuário na página indicada pelo afiliado. Também pode ser considerado um custo por ação.
Custo por visualização (CPV)
No custo por visualização, o afiliado recebe uma comissão fixa ou um percentual sobre cada visualização na página do produto direcionada pelo seu link de divulgação.
Quais são os tipos de afiliados?
O modelo de rede de afiliados é tão amplo que podem ser definidos perfis de afiliados, de acordo com a sua atuação e alcance. Conheça cada um desses tipos!
Afiliado árbitro
A imagem da pessoa responsável pela divulgação não causa influência na capacidade de venda do produto. Esse divulgador pode trabalhar até mesmo de forma anônima, sem imprimir a sua identidade nas ofertas, e mesmo assim conseguir um bom fluxo de clientes.
Afiliado autoridade
Na afiliação por autoridade, a imagem do divulgador tem um grande peso nas ações de marketing e nas vendas. Geralmente, esse tipo de afiliado trabalha com infoprodutos que precisam de um apoio ou uma validação de uma pessoa que seja autoridade naquele assunto.
Assim, seu conhecimento e reputação influenciam de maneira positiva a compra. Um exemplo comum de ofertas feitas por afiliado autoridade são os cursos de marketing digital.
Os afiliados autoridade geralmente já possuem um bom volume de pessoas interessadas em seu conteúdo, aumentando o alcance do seu produto.
Afiliado apresentador
O afiliado apresentador se assemelha muito ao afiliado autoridade, usando sua credibilidade e alcance para endossar a qualidade do produto, atingindo um enorme volume de pessoas. Como principal diferença, o apresentador não precisa ser referência em apenas um assunto e pode divulgar vários produtos diferentes.
Afiliado cientista
Esse tipo de afiliado faz um estudo constante de técnicas de marketing, fazendo o teste de eficiência com a divulgação dos seus produtos, usando diferentes formatos de anúncios e estratégias.
O afiliado cientista acompanha bem de perto os resultados, até mesmo para entender o retorno obtido pelas técnicas empregadas. Ele também está sempre buscando novidades e está em aprendizado constante.
Afiliado revendedor
É o que faz o famoso marketing boca a boca. Embora tenha um alcance limitado, chegando apenas nas pessoas do seu convívio social, quando se conta com uma ampla rede de afiliados revendedores os números podem ser bastante expressivos.
Quais são os benefícios das redes de afiliados?
Ao entregar a divulgação para uma rede de afiliados, o infoprodutor tem uma série de vantagens que ajudam a alavancar o negócio, em comparação às estratégias comuns de marketing.
Esses benefícios podem ser alcançados tanto para quem trabalha de maneira autônoma, que lança seu produto de maneira independente, quanto para quem já tem uma empresa e uma imagem trabalhada no mercado.
Foco em resultados
Os programas de afiliados são totalmente baseados em desempenho, sendo que o retorno depende dos esforços e resultados do afiliado. Ou seja, você só paga pelo que for realmente vendido, ou clicado, dependendo do tipo de remuneração que for acertado.
Essa abordagem traz uma preocupação ainda maior em alcançar os objetivos necessários. Afinal, sem a realização dessas metas o afiliado não recebe.
Baixo risco e investimento
Toda campanha de marketing requer um esforço e um investimento palpáveis para que comecem a dar resultado. Isso envolve um risco que a empresa assume ao arcar com a divulgação do produto, que pode ou não trazer o retorno esperado.
Ao apostar na rede de afiliados, não é necessário investir para que a divulgação do produto seja feita. Esse custo é de responsabilidade do afiliado, que se compromete a pagar os anúncios e fazer a divulgação, sendo assim um excelente negócio para a empresa.
Amplas possibilidades de divulgação
A internet traz um campo muito vasto para divulgação de produtos. São redes sociais, vídeos, sites, blogs, ou seja, vários espaços que podem ser usados para que o seu produto apareça e seja encontrado pelos clientes.
O afiliado fará a divulgação dentro do seu próprio nicho ou zona de alcance, em alguns casos atingindo pessoas que você não conseguiria sozinho. Os afiliados mais experientes conseguem entender qual é o público-alvo do seu produto e alcançam esse grupo, potencializando ainda mais as vendas.
Não precisa de conhecimento técnico
Embora pareça algo simples, trabalhar com marketing requer um conhecimento aprofundado de estratégias e uso de ferramentas. Para quem já possui uma rotina muito atribulada ou precisa se preocupar com o funcionamento do seu próprio produto, adquirir e aplicar esse conhecimento pode sobrecarregar e ser até mesmo impossível diante do tempo disponível.
Ou seja, quem quer trabalhar com uma rede de afiliados precisa apenas se preocupar em oferecer o item com a maior qualidade possível e atender bem os clientes, oferecendo suporte. As estratégias de divulgação e tudo o que isso envolve (anúncios, criação de site, entre outros) ficam sob responsabilidade do afiliado.
As redes de afiliados são uma excelente maneira de aumentar as vendas do seu produto e ampliar o faturamento, atingindo públicos com segurança e a custo zero. Essa estratégia de marketing é benéfica para todos os envolvidos, já que os afiliados também podem ter ganhos bem significativos ao trabalharem com isso.
Quer receber mais informações que possam contribuir com os negócios? Assine a nossa newsletter e seja avisado sobre novas publicações!